sábado, 6 de agosto de 2011

ERGONOMIA

A ergonomia palavra é derivada das palavras gregas “ergos” trabalho significado e “nomos”, as leis, para que literalmente significa “leis trabalhistas” e posso dizer que é uma atividade multidisciplinar responsável pela condução e atividades com o objetivo de adaptar os produtos, sistemas e ambientes de trabalho, as características, limitações e necessidades, procurando otimizar sua eficácia, segurança e conforto. Hoje, a ergonomia pode ser definida:

* Segundo a Associação Internacional de Ergonomia, a ergonomia é o conjunto de conhecimento científico aplicado ao trabalho, sistemas, produtos e ambientes para atender às habilidades e limitações físicas e mentais do indivíduo.

* Segundo a Associação Espanhola de Ergonomia, a ergonomia é o conjunto de competências multidisciplinares aplicados à adequação dos produtos, sistemas e ambientes artificiais com as necessidades, limitações e características dos usuários, otimizando a eficácia, segurança e bem-estar.
Em agosto de 2000, a IEA (Associação Internacional de Ergonomia) adotou a definição oficial apresentada abaixo:

A Ergonomia (ou Fatores Humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.
Os Ergonomistas contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.
Ergonomia Cognitiva

Ergonomia cognitiva (ou como é chamada “cognitiva”) está interessado em processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora, como eles afetam as interações entre seres humanos e outros elementos constitutivos da um sistema.
As questões que são relevantes incluem carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação humano-computador (por exemplo, Fits lei), confiabilidade humana, estresse no trabalho e na formação e treinamento na medida em que esses fatores podem estar relacionados com o design de interação humano-sistema.
O desenvolvimento da ergonomia cognitiva em espanhol beneficiou do trabalho do autor espanhol José Cañas (Cañas, Ergonomia Cognitiva José:.. O Estudo de Sistemas Cognitivos conjunta da Universidade de Granada).

•Ergonomia Física

Ergonomia física está preocupado com a anatomia, humana, antropometria fisiológicas e biomecânicas como eles se relacionam à atividade física. Seus temas mais relevantes incluem a postura no trabalho, o esforço, a movimentação manual, movimentos repetitivos, lesões músculo-tendão de origem ocupacional, o projeto de trabalho, segurança e saúde ocupacional.

•Ergonomia Organizacional

Ergonomia organizacional se preocupa com a otimização dos sistemas sociotécnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, políticas e processos. Estas são questões relevantes para este domínio fatores psicossociais do trabalho, ergonomia comunicação, gestão de recursos humanos, design de tarefas, o desenho das horas de trabalho e trabalho por turnos, trabalho em equipe, design participativo, a comunidade, o trabalho cooperativo, novos paradigmas do trabalho, as organizações virtuais, o teletrabalho, e garantia de qualidade.

Objetivos

O objetivo da ergonomia é adaptar o trabalho às capacidades e possibilidades dos seres humanos. Todos os elementos são projetados de trabalho ergonómicos, tendo em conta quem irá utilizá-los. O mesmo deve acontecer com a organização da empresa: é preciso projetá-lo de acordo com as características e necessidades dos indivíduos dentro delas.
A psicologia social aplicada a partir do fato de que as necessidades das pessoas estão mudando, como é a organização própria política e social. Portanto, as organizações não podem ser centros isolados e permanecem alheios a essas mudanças.
Hoje, a demanda por qualidade de vida no trabalho. Este conceito é difícil de traduzir em palavras, mas pode ser definido como o conjunto das condições de trabalho que não prejudiquem a saúde e também proporcionar um meio para o desenvolvimento pessoal, ou seja, maior teor de atribuições, a participação nas decisões maior autonomia, a possibilidade de desenvolvimento pessoal, etc.
Os principais objetivos da ergonomia e psicologia aplicada são:

• Identificar, analisar e reduzir os riscos ocupacionais (ergonômicos e psicossociais).

• Adaptar o local de trabalho e condições de trabalho sobre as características do operador.

• Contribuir para a evolução de situações de trabalho, não só do ponto de vista do material, mas também em aspectos sócio-organizacionais, a fim de que o trabalho pode ser feito, salvaguardando a saúde e a segurança, com o máximo satisfação, conforto e eficiência.

• Controle a introdução de novas tecnologias nas organizações e sua adaptação às capacidades e habilidades da força de trabalho existente.

• Definir requisitos para a compra de equipamentos ergonômicos, ferramentas e outros materiais.

• Aumentar a motivação e satisfação no trabalho.

Importância da Ergonomia no Trabalho

A importância da ergonomia é promover a saúde e bem-estar, reduzir acidentes e melhorar a produtividade das empresas. Para muitos países em desenvolvimento, problemas ergonômicos não estão listados como prioridade tem que resolver um imediatos para a saúde e segurança, mas o número é grande e crescente de trabalhadores afetados. Esse problema não é ultrapassado e em que a ergonomia ainda é muito a contribuir, uma vez que pode reduzir o risco de problemas músculo-esqueléticos, fadiga e acidentes, melhorando a organização do trabalho e adaptar as ferramentas e acessórios para as suas características . No entanto, isso não é suficiente, mas também requer consideração aspectos, tais como alimentos, fornecimento de equipamento de segurança adequado, treinamento e requisitos de desempenho que não excedam os limites recomendados de esforço físico.
A adaptação ergonômica do trabalho manual não é fácil, mas os estudos sistemáticos podem ser empregadores incentivando a introduzir mudanças simples que aumentam o bem-estar dos seus trabalhadores. Se você entender a importância da ergonomia, os trabalhadores podem começar a melhorar a sua situação de emprego, especialmente se a administração compreende a relação entre produtividade e boa ergonomia.


Fonte(s): Digitar LTDA. (www.digitador.cl)/Ergonomia no Trabalho (www.ergonomianotrabalho.com.br) e You Tube (www.youtube.com).