sábado, 17 de setembro de 2011

TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Por: Valdeci T. Ribeiro - Técnico em Segurança do Trabalho - 11/01/2010.

O curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho que muitos Técnicos desdenhavam e continuam a tecer comentários deselegantes a esses profissionais, já possui o CBO – Classificação Brasileira de Ocupação, cujo o número é 2149-35.

O que eu já havia previsto há três anos atrás acabou acontecendo, na verdade nem se tratava de uma previsão, mas de algo tão óbvio que poucos custavam a acreditar que fosse possível de ocorrer, porém o “improvável” na visão de muitos, virou realidade.

Em 2007 eu recebi inúmeros e-mails logo após publicar no site a minha opinião sobre esse assunto e muitos Técnicos ficaram preocupados - outros nem tanto e se limitavam a dizer que a NR-4 não seria mudada para abrigar mais um profissional que no entendimento deles faria praticamente à mesma coisa que um Técnico. De lá para cá, o que não faltou foram tópicos e mais tópicos em comunidades sobre esse tema. Um e-mail me chamou a atenção na época - foi de uma mãe que estava profundamente preocupada com a escolha da filha que tinha optado pelo curso de Tecnólogo, mas os rumores de que o curso não iria vingar estava gerando desconfianças sobre o futuro da garota. Respondi para aquela mãe aflita para tranqüilizá-la.

O site LiveSeg sempre primou por uma informação conceitual, onde vários temas são abordados, até porque ninguém respira Segurança do Trabalho 24hs por dia. A linha editorial é ampla, envolvendo todos os aspectos da vida de um profissional - desde a sua formação até a inserção no mercado de trabalho. A nossa proposta quando o site foi criado, era justamente abrir a mente do Prevencionista para diversos temas e fugir da mesmice de outros sites que a despeito do excelente trabalho que realizam na informação sobre Saúde e Segurança do Trabalho, se limitam demasiadamente ao tema sem dar a oportunidade ao Prevencionista de conhecer outros assuntos importantes como a formação moral, ética e profissional. Quando eu coloquei o site LiveSeg na internet em janeiro de 2007, eu já tinha essa idéia em mente - fazer da informação algo globalizado e diversificado, por isso, tantas matérias diferentes são publicadas.

Um dos temas insistentemente publicados no site é o aprimoramento profissional – há várias matérias sobre como progredir na carreira através da boa formação profissional. Alertei por diversas vezes a necessidade do profissional de procurar cursos adicionais para agregar maior valor ao currículo. Eu disse em mais de uma ocasião que a Segurança do Trabalho em outros países tem status de curso superior e que isso mais cedo ou mais tarde iria ocorrer também no Brasil. Eu disse ainda, que o curso de Tecnólogo seria o futuro da profissão, mas poucos concordaram.

Pessoal, não adianta andar na contramão, é muito melhor aceitar os fatos e buscar de alguma forma fazer o curso de Tecnólogo ao invés de ficar reclamando da vida. Enquanto muitos estiverem apostando na permanência da NR-4 do jeito que está, o que eu acho improvável de acontecer - outros Técnicos estão correndo atrás e estudando para aprender mais, se preparando para o inevitável.

É uma pena que esse curso ainda não esteja disponível nas Universidades aqui na minha região, se tivesse, com certeza eu já estaria fazendo. Peço aos colegas Técnicos que não fechem os olhos para o óbvio, não sejam críticos e nem sigam na mesma toada daqueles que custam enxergar a realidade. Procurem fazer na primeira oportunidade que tiverem esse curso, somente assim vocês estarão com o futuro garantido. Parabéns aos Tecnólogos em Segurança do Trabalho pela recente conquista e sejam bem-vindos.