quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TODOS OS ACIDENTES DEVEM SER INVESTIGADOS

Quando ocorre um acidente, com lesão ou sem lesão, a gerência quer saber porque ocorreu e a única forma de sabê-lo é fazendo uma investigação completa das circunstâncias que a causaram para preveni-lo no futuro.
A evolução que se tem conseguido na indústria, em prevenção de acidentes, através dos anos, se devem em geral ao conhecimento adquirido através das investigações minuciosas de acidentes, o que tem dado por resultado muitas das regras de prevenção de acidentes que existem na atualidade. Os trabalhadores podem trabalhar com mais segurança devido às regras de prevenção de acidentes que são o resultado da investigação destes acidentes.
Em uma investigação de acidentes se descobrem as condição e práticas perigosas a fim de que não haja acidentes por causas semelhantes. Isto podemos conseguir mediante:

• Uma investigação detalhada de toda lesão sofrida no trabalho;
• O estudo ou análise de todos os acidentes sem lesões;
• O estudo das causas que originam o acidente;
• A recomendação de medidas corretivas para evitar que se repita.

As primeiras inspeções e investigações de acidente se fizeram para descobrir os perigos físicos ou as condições inseguras que as ocasionavam, porém não passou muito tempo para que se visse a necessidade de analisar as coisas que a gente fazia já que isto também causava acidentes. Desta forma a investigação de acidentes se ampliou para incluir tanto as condições como os atos inseguros. Com a investigação de acidentes tudo o que descobrimos é porque e como ocorrem, já que com esta informação poderão evitar-se outros no futuro. Algo que nunca se busca ao fazer a investigação de acidentes é o culpado. Em prevenção de acidentes não existem culpados e sim trabalhadores que têm que aprender a trabalhar corretamente.
Em Busca das Causas dos Acidentes e não dos Culpados
Eu creio que todos os acidentes podem ser evitados. Não creio nessa de “ acidentes inevitáveis “. Muitos de vocês podem pensar que estou exagerando, mas não é assim, a palavra “ inevitável “ é uma das mais abusadas no vocabulário industrial quando aplicada aos acidentes. Especialmente quando é usada para explicarem um acidente de que forma este ocorreu.
Eu investigo todos os acidentes porque sei que os resultados da investigação nos ajudará a prevenir outros no futuro com perdas e lesões indesejáveis. A gerência de nossa empresa, e com muita razão não quer informes de acidentes em que como causa principal, saiam frases como esta “ o trabalhador teve um descuido, ou foi inevitável “. A gerência quer que todas as pessoas da empresa se beneficiem com as investigações que se fazem em nosso departamento e que nós nos beneficiemos com as investigações feitas em outros departamentos. Quero que agora em diante quando houver a ocorrência de um acidente, e que estivermos investigando as causas, não pensem que estamos procurando “ culpados.” Estaremos buscando simplesmente a causa, para que futuramente não venha a ocorrer acidentes.
Todos os Acidentes tem uma Causa
Sempre temos ouvido dizer que as coisas não acontecem por si só, e sim que sempre tem um motivo que as produz. O tema da palestra de hoje é esse: as causas dos acidentes. Para ser específico, falo de condições e atitudes que mais tarde ou mais cedo provocarão um acidente. Quando se produz um fato que não desejamos e que alguém saia lesionado ou que simplesmente se quebre uma xícara, sempre há algo que nos perguntamos e tratamos de averiguar, “como aconteceu?”. Contudo, talvez fosse mais conveniente perguntarmos, “o que causou o acidente?”.
Os acidentes no trabalho a maioria deles são provocados por uma combinação de falhas e descuidos. É provável que muitos de nós tenhamos violado algumas normas de prevenção de acidentes, mas quando violamos ou ignoramos alguma norma sem prevenirmos de que existem outros fatores perigosos, o resultado é que a simples violação se converte em um desastre.
Investigá-los para que não se Repitam
A princípio a investigação de acidente teria por objeto encontrar os perigos físicos a fim de que estes pudessem ser corrigidos, contudo, não passou muito tempo até que os atos inseguros fizessem sua aparição. Estes ampliaram as investigações e as mesmas começaram a incluir todos os detalhes dos atos que produziam o acidente – as coisas que não se deveriam ter feito, e as que se deveriam ter feito mas não se fizeram. Isto permitiu escrever normas de prevenção de acidentes mais amplas para cada classe de trabalho.
O investigar os acidentes para amplamente ajudar a evitar que se repitam. Mediante as investigações aprendemos muitas coisas. Se fazem presentes muitos hábitos incorretos dos que teríamos conhecimentos e ajuda a desenvolver atitudes mais seguras.

Fonte: www.scribd.com, Blog Segurança do Trabalho