segunda-feira, 11 de julho de 2011

ACIDENTES E PREVENÇÃO

ACIDENTE

Muitas são as definições de acidente, e variam segundo o enfoque: legal, prevencionista, ocupacional, estatístico, previdenciário etc. Uma definição abrangente e genérica apresenta o seguinte enunciado:

ACIDENTE é um evento indesejável e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos, perdas humanas e ou materiais.

Um acidente pode mudar totalmente a rotina e a vida de uma pessoa, modificar sua razão de viver ou colocar em risco seus negócios e propriedades. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o acidente não é obra do acaso e nem da falta de sorte.
Denomina-se SEGURANÇA, a disciplina que congrega estudos e pesquisas visando eliminar ou reduzir os efeitos de fatores perigosos que conduzem ao acidente. Seu campo de atuação vai desde uma simples residência até complexos
conglomerados industriais.
Sob o ponto de vista dos especialistas em Segurança, os acidentes são "causados" por fatores conhecidos, previsíveis e controláveis.

Fatores determinantes do acidente

Milhares podem ser as causas de um simples acidente, entretanto todas elas podem ser agrupadas em duas categorias.

• Condição Insegura
• Ato Inseguro

As pessoas reconhecem com maior facilidade as "condições inseguras", que os "atos inseguros". Um indivíduo ao abalroar o veiculo que vai a sua frente, facilmente atribuirá a causa do acidente a: defeito nos freios; parada brusca do veiculo dianteiro; pista molhada etc. Este mesmo indivíduo terá muita dificuldade em admitir que a causa foi um "ato inseguro" decorrente de não ter mantido a mínima distância necessária, em relação ao veiculo da frente, para uma parada de emergência. Estatisticamente sabe-se que os "atos inseguros" são responsáveis por mais de 90% dos acidentes das mais diversas naturezas.
Uma "condição insegura" normalmente é o resultado do "ato inseguro" de alguém ao longo do desencadeamento do acidente. A implosão parcial de um shopping center, devido ao vazamento de GLP, é o resultado de uma "condição insegura" criada pelo "ato inseguro" daqueles que não deram tratamento técnico adequado ao projeto e ao local.

O ato inseguro normalmente decorre de situações tais como:
• excesso de confiança.
• agir sem ter conhecimento especifico do que está fazendo .
• não valorizar medidas ou dispositivos de prevenção de acidentes .
• exceder limites de : maquinas, veículos ou do corpo humano .
• uso de veículos para fins de demonstração e não transporte .
• imprudência e negligencia .
• improvisações.

No Brasil os acidentes nas rodovias, são causadores de milhares de mortos e feridos vindo a seguir acidentes na construção civil e na industria. Nos países desenvolvidos, medidas preventivas e de segurança de caráter individual ou coletivo, são aplicadas e praticadas pela a maioria de seus cidadãos, ao passo que nos países em desenvolvimento ainda são largamente inexistentes ou ignoradas.
Em alguns destes países a legislação apresenta alguns absurdos como compensação monetária pela exposição ao risco (periculosidade, insalubridade), fazendo com que empregados e empregadores concentrem suas atenções no "custo" da exposição e não na eliminação da mesma.

Fatores limitantes da conscientização em Segurança:

• baixa valorização da vida - a morte por acidente é tão freqüente, que consiste fato natural.
• legislação deficiente omissa, burocratizante e fiscalização inexistente ou corrupta .
• baixo nível cultural e alto nível de crença no inevitável e na comunicação com "mundo divino" .
• alto grau de confiança - nada vai dar errado e no final tudo dá certo .
• visão obtusa - usa o cinto de segurança apenas para evitar ser multado.
• baixo grau de expectativa - o indivíduo mora em uma favela e sobrevive diariamente a balas perdidas, como irá exigir um dispositivo de segurança para reparar uma janela a 100 metros de altura.
• baixo grau de planejamento - só sobra tempo para fazer o que dá dinheiro.
• falta de recursos monetários - os recurso são suficientes só para a gasolina, e não sobram para a manutenção do carro.
• governantes e órgãos responsáveis por segurança não possuem credibilidade - tradicionalmente demonstraram incompetência e baixo nível técnico.
• mentalidade empresarial obtusa - os recursos devem ser canalizados para atividades diretamente produtivas.
• mentalidade empresarial irresponsável - fica mais barato não fazer nada e gastar só quando algo acontecer.

CONCEITOS DE SEGURANÇA QUE JÁ SALVARAM VIDAS

Reconheça suas limitações:
Não tente realizar um trabalho para o qual você não está qualificado. A falta de conhecimentos e o "jeitinho" podem trazer conseqüências lamentáveis.
Seu corpo também tem limitações, ele só pode alcançar até determinada altura e levantar determinado peso.
Leia os manuais antes de operar alguma maquina. Entenda a intenção do fabricante de determinado dispositivo e para que e dentro de que limites foi projetado para atuar. Os manuais não foram feitos para serem usados só em caso de dúvidas e sim permitir a correta utilização de determinado dispositivo.

Use ferramentas apropriadas:
Cada ferramenta tem limitações e um propósito específico de utilização. As ferramentas e maquinas têm uma maneira inesperada e violenta de
protestarem quando ao seu uso inadequado.

Use o método apropriado:

NÃO UTILIZE IMPROVISAÇÕES
.
Siga regulamentos, sinalizações e instruções, pois foram idealizadas para protege-lo. Um sinal de "pare", pode indicar que naquele local muitas pessoas já se acidentaram.

Use bom senso e moderação:

Existe uma grande diferença entre eficácia e pressa. Um ritmo consistente e progressivo permitirá atingir os objetivos a médio e longo prazo.
Haja e pense como "humano", não permita que o instinto "bestial"
prevaleça.
Seu novo carro não lhe dá o direito de desrespeitar as leis, sinalizações e o direito das outras pessoas.
Seu problema sexual, salarial, ou conjugal nada tem a ver com a velocidade de seu veículo.

Valorize sua vida e a dos outros:

Provavelmente você encontrará boas razões para continuar vivo. Diminuir a velocidade de seu carro e aumentar o tempo de viagem em 10 minutos lhe permitirá ouvir mais duas músicas.