segunda-feira, 18 de julho de 2011
EPI É NECESSIDADE PARA TODO PROFISSIONAL
O uso de EPI-Equipamentos de Proteção Individual não está restrito ao trabalhador da construção civil. O produto é imprescindível a todos os profissionais que freqüentam o canteiro de obras: arquitetos, decoradores, instaladores, engenheiros, entre outros. Nos últimos cinco anos, observou-se uma maior utilização dos EPIs. Isso porque aumentou o nível de conscientização de sua importância na prevenção de acidentes do que propriamente à obrigatoriedade de seu uso.
A maior parte das empresas e indústrias de grande porte já está adaptada às normas e têm como política a disponibilização desses produtos a seus funcionários. O custo do equipamento é bem inferior, quando comparado ao custo da mão-de-obra parada devido a um afastamento, isso sem mencionar qualidade de vida, bem-estar e motivação do funcionário.
No entanto, ainda persiste a falta de conscientização e informação do usuário. Muitos profissionais têm o EPI disponível para seu uso, na obra, mas não o utiliza por considerá-lo dispensável, desconhecer os riscos da atividade que desenvolve ou até em razão de algum preconceito.
Trabalho de conscientização
A Vonder, empresa especializada na fabricação de EPIs, iniciou um trabalho de conscientização, criando material informativo e treinamento de seus consultores comerciais, técnicos e clientes, preparando-os tanto para indicar o EPI mais adequado a cada usuário, como para ficar atento às oportunidades para oferecer o produto.
A empresa produz luvas de látex, nitrílicas e mistas; cones de sinalização; óculos de segurança e óculos ampla visão; máscaras para solda, protetores faciais e lentes; máscaras descartáveis; botinas de raspa e botas de PVC; capacetes e carneiras; protetores auditivos tipo plug e concha; capas e aventais de PVC. Os produtos seguem rigorosos padrões de qualidade e possuem o Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho.
Óculos de segurança - Selecionamos uma linha de óculos de segurança, que destacam um visual diferenciado e que atendem às mais variadas necessidades de proteção aos olhos. As lentes são confeccionadas em policarbonato, conferindo ao produto resistência e durabilidade, além de tratamento anti-risco e proteção aos raios ultravioleta (UVA e UVB).
Todos os modelos são indicados para proteção contra o impacto de partículas volantes. A coloração também atende a diferentes funções e necessidades: as lentes verde e fumê (cinza) são recomendadas para uso em ambientes com luminosidade intensa, enquanto a âmbar (amarela) é adequada para ambientes escuros, aumentando a visibilidade. Confira:
Bulldog: hastes articuladas tipo espátula com seis fendas verticais para ventilação indireta. Pode ser utilizado com óculos de grau.
Foxter: hastes articuladas tipo espátula com ajuste deslizante de comprimento e proteção lateral.
Maltês: hastes articuladas tipo espátula e meia proteção lateral.
Pit Bull: hastes articuladas tipo espátula com ajuste deslizante de comprimento e proteção lateral.
Rottweiler: hastes articuladas e apoio nasal em plástico maleável.
Labrador: hastes articuladas tipo espátula com ajuste deslizante de comprimento e proteção lateral.
Pointer: hastes articuladas tipo espátula com proteção lateral dotada de 7 (sete) fendas verticais para ventilação indireta.
Botas de PVC – O PVC é injetado em duas etapas, proporcionando características distintas ao produto: solado mais duro, COM proteção aos pés e aumento da vida útil da bota. Cano mais macio permite maior flexibilidade e conforto. Impermeáveis à água, as botas em PVC são indicadas para uso na construção civil, postos de gasolina, agroindústria, indústria alimentícia, pecuária, aviários, atividades agrícolas (campo e lavoura em geral), caça, pesca, restaurantes, entre muitos outros. Disponíveis nas cores branca, preta e preta com solado amarelo, do número 37/38 ao 45, com ou sem forro interno.
Fonte:IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura